42

Descoloração

quinta-feira, 31 de maio de 2012.
Descoloração caseira não é um bicho de sete cabeças e neste post vou tentar passar minhas experiências e tornar tudo mais simples na medida do possível.
Responder perguntas e esclarecer dúvidas sobre o assunto. :D

Descoloração é a maneira mais fácil de chegar ao loiro e já substitui as tintas hoje em dia. 

Vamos as dicas (;           

O cabelo precisa está forte para não sofrer nenhum corte químico ou queda no processo de descoloração. Não faça o procedimento se seu cabelo estiver mega ressecado, elástico, com os fios quebradiços, enfim um cabelo não saudável não suporta tamanha química, é importante hidratar muito bem as madeixas antes e depois de uma descoloração.

É recomendado efetuar a descoloração com o cabelo sujo para a própria proteção das madeixas e do coro cabeludo que nessa situação libera o óleo natural que o cabelo possui o que evita os danos maiores de tal procedimento.
Evite o contato do produto diretamente no coro cabeludo e se este estiver ferido não pinte ou descolora até que melhore.

Algumas pessoas são mais sensíveis que as outras e por isso é importante fazer um teste na pele como o recomendado nas instruções do produto para saber se tem alguma alergia. Lembrando de que se deve ler sempre o modo de uso ou instrução da bula/embalagem.
Tendo qualquer reação alérgica, enxágue imediatamente.

Se for descolori terá de ter certeza do que quer, se tiver dúvidas do resultado e de como o cabelo vai ficar faça o teste da mecha.

Eu recomendo o descolorante(pó azul) e água oxigenada yamá que evita bastante o amarelado e o resultado é bem satisfatório.
Para a quebra do loiro amarelado existem vários produtos, mas há uma maneira alternativa de se fazer isso com VG como falei no post anterior. (Dica com VG)

Água oxigenada - Volumes

10 volumes: Pra quem já tem o cabelo mega claro(branco,cinza...) e quer tingir os fios com tintas que não contem água oxigenada. Serve apenas para abrir a cutícula capilar fixando a tinta. Abre/clareia 1 tom.

20 volumes: ótimo para castanhos claros e loiros médios/escuros. Dependendo do cabelo pode ficar loiro claro, amarelado ou mel. Abre/clareia 2 tons.

30 volumes:   indicado para cabelos castanhos médios ou escuros, mesmo assim não serve para quem quer deixar loirão. Abre/clareia 2 ou 3 tons.

40 volumes: O único que pode clarear cabelos pretos, em alguns casos precisa de mais de uma aplicação, mas isso depende muito da cor que você almeja.
Ótimo para quem deseja ter cabelos brancos/platinados lembrando que o cabelo já deve está claro para isso. Abre/clareia 4 tons.

- O melhor para o cabelo é esperar um tempinho(dias, semanas...) para fazer a segunda aplicação. Tudo depende do estado dos fios.

- Após passar por uma descoloração é preciso hidratar o cabelo, usar produtos a base de queratina e que possuam o que o cabelo pode perder devido a esse procedimento.
 
Tabela - tons de loiros descoloridos:

 Tons mais claros proporcionam cores mais vivas e definidas
  
Descolorante yamá:
   
A quantidade do produto varia com o tamanho do seu cabelo.

Exemplo de descoloração:

 
Eu tinha o cabelo rosa, descolori e o resultado foi esse loiro branco, tom que fixa perfeitamente as cores fantasias *-*
(Não precisa ser necessariamente tão claro dependendo da cor que deseja)

Descoloração - você vai precisar de:

Recipiente de plástico - os materiais devem ser de plástico.

Pincel - melhor para a aplicação mas é opcional.

Luvas - é preciso proteger as mãos em todos os momentos.

Prendedores de cabelo

Pó descolorante - como citei anteriormente aconselho yamá.
 
Água oxigenada cremosa - o volume vai depender da cor desejada.

Pente - para pentear e separar as mechas durante a descoloração.

Toalha - que possa ser manchada, para proteger as costas.
 
Gel de cabelo - ótimo protetor de manchas em caso de coloração e em caso de descoloração protege contra a ação do descolorante. Passe na nuca, testa, orelhas enfim em áreas mais propicias de serem atingidas.


Passo a passo:

Com a pele devidamente protegida e com luvas, adicione o pó descolorante no recipiente plástico e aos poucos ponha a água oxigenada que deve ser em mais quantidade do que de pó descolorante e vá mexendo até que a mistura fique cremosa totalmente livre de bolhas de ar ou pó. (SEMPRE LEIA AS INSTRUÇÕES DO PRODUTO)

Divida o cabelo em partes como você achar melhor, aconselho dividir em duas partes cada lado do cabelo e uma para a parte de trás do cabelo. Assim fica mais fácil de espalhar o produto e certificar de que passou em todas as áreas para que não manche.


Para melhor resultado separe o cabelo em mechas finas e se estiver muito escuro comece a descolorir pelas pontas para atingir uma cor uniforme, espalhe o produto por todo o cabelo massageando todo o comprimento.


Espere o produto agir por uns 30 minutos mas fique de olho na tonalidade que o cabelo tá ficando, então é bom ter um espelho por perto. 

Há formas de acelerar o processo envolvendo as mechas em papel alumínio mas neste caso devem ficar no máximo 15 minutos e nada a mais.  


Enxágue o cabelo muito bem, certificando que todo o produto foi removido.
Nunca se esqueça da hidratação, leia o post anterior e entenderá que é preciso manter os cabelos saudáveis sempre. (cuidados com o cabelo #2)

Da para tingir o cabelo no mesmo dia da descoloração sim(depois de remover o produto é claro), mas é melhor deixar o cabelo descansar e tingir no dia seguinte.

- Perguntas mega frequentes

Tinta para cabelo colorido estraga?
Tintas fantasias/coloridas NÃO estragam o cabelo!
Na maioria das vezes essas tintas nem contem água oxigenada e são compostas por pigmentos vegetais, não possuem amônia e contem queratina. 
O procedimento agressivo mesmo é a descoloração que é necessária para a fixação da cor, mas com hidratação não tem complicação.

É preciso descolori? Mas o cabelo não estraga não?
SIM TEM QUE DESCOLORI, É OBVIO! Já perdi as contas de quantas vezes respondi essa pergunta e espero que essa seja a última vez D:
A não ser que você tenha o cabelo loiro natural (o que depende muito do tom que você deseja tingir) é preciso descolori. Gente um cabelo escuro não vai ficar rosa de uma hora pra outra como mágica, sem descoloração não tem cabelo colorido ou loiro. A melanina natural do cabelo é removida com a descoloração deixando-os claros preparados para a coloração.
Sem falar que um cabelo descolorido fixa bem mais a tinta e não ocorre variação na cor. Mas se a cor que você deseja é compatível com seu cabelo natural não precisa descolori.

Como você conseguiu tirar o cabelo preto? 
É difícil mas não é impossível. Eu particularmente não acho tão difícil assim não.
Quando o cabelo é preto natural as coisas são mais fáceis, quando tingidos há muito tempo da mais trabalho, recém tingidos é só deixar desbotar bastante para facilitar e em todos os casos a DESCOLORAÇÃO é necessária.Nesse caso você precisará de mais de uma aplicação para atingir um loirão(se for o desejado) mas isso varia de cabelo para cabelo.
Por exemplo o meu cabelo natural é um tipo de loiro escuro e há dois anos eu tingia de preto azulado, eu não tinha nenhuma noção sobre descoloração, descolori diversas vezes sem resultado até que aprendi como fazer e alcancei a cor rapidinho e foi aí que comecei a colori as madeixas aos 14 anos.
Depois de muitas cores decidi tingir de preto novamente.
Dessa vez eu estava com o cabelo tingido de preto azulado com mechas brancas(na foto não da para ver mas foram as que ficaram rosa) a alguns meses. Deixei desbotar bem e ficou um preto acastanhado, na segunda foto a descoloração com descolorante yamá usei uma água oxigenada volume 20 e outra 30 e em apenas uma descoloração alcancei o loiro amareladinho que eu queria, pois a tinta vermelha que eu usei foi da koleston que já contem agua oxigenada na sua composição então não havia necessidade de clarear tanto, o tom ficou exatamente como eu esperava na terceira foto podem ver o resultado.

Cabelos quimicamente alisados podem ser descoloridos?
Sim, mas não em casa neste caso sendo químicas muito fortes só em salão na mão de um profissional competente. Claro que NÃO é nem um pouco recomendável principalmente para as que dão relaxamento, opte por químicas mais fracas, progressiva enfim não entendo nada sobre essas coisas de alisamento, mas espero ajudar. D:
Já vi um caso de uma pessoa que dava produtos para alisar o cabelo foi num salão e no mesmo dia descoloriu e usou química forte para alisar, o que claro ocasionou um corte químico, queda do cabelo que ficou totalmente fragilizado e a descoloração nem atingiu uma cor uniforme, ou seja, o cabelo ficou manchado, estragado e ainda teve de cortar. O pior é que eu avisei que isso iria acontecer mais simplesmente não me ouviu e pelo visto não via meu blog. O pior é que existem danos que jamais podem ser reparados nem com toda a tecnologia do mundo, podem ser apenas disfarçados. OMG! o_o
Evitem o excesso de chapinha, escova, secador, babyliss e principalmente químicas fortes para alisar. Não precisa banir essas coisas da sua vida mas pelo menos diminuir a frequência do uso.
O meu cabelo por exemplo é liso natural mas eu adoro fazer babyliss e outros penteados, mas na maioria das vezes o deixo ao natural. Afinal o bonito é ser você mesma(o), seja cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo! O importante é nunca descuidar, tratar, hidratar e manter as madeixas lindas sendo saudáveis (; 

Espero ter ajudado *-*

Alguma dúvida? mande sua pergunta, sugestão ou dica :D


42 Comentários:

Bianca Nascimento disse...

Lógico afinal de contas não é uma cor de cabelo que vai definir sua opção sexual. Heteros podem sim ter cabelos coloridos (:

Anônimo disse...

Que cores ficam legais, para os homens pintarem os cabelos ?

Anônimo disse...

Eu tenho um cabelo assim, tipo, CHRIS ROCK dá serie TODO MUNDO ODEIA O CHRIS, só q eu quero muito pintá-lo T_T mais eu acho que não dá , pq ele é pixaim KKKKKK tem alguma solução pra isso?

Bruna Nascimento disse...

Gente a cor vai do gosto de vocês, não tem isso de regra, podem ficar a vontade enquanto a isso, se a cor lhe agrada otimo. E homens podem sim ousar e partir para os cabelos coloridos(;

Enquanto ao tipo de cabelo você poderá ter um cuidado especial, mas isso não o/a impede de ser feliz e mudar a cor como tanto deseja (;

Kahena Kévya disse...

*-* adorei seus post, nunca tinha lido uma explicação sobre descolorante, tão bem elaborada, rsrs !

http://kahenakevya.blogspot.com.br/

Chris Reis disse...

Eu tenho o cabelo tingido de preto azulado,mas ja faz uns 10 meses que não tingo,meu cabelo natural é castanho escuro,porém tenho vontade de fazer mechas californianas na pontas, mas tenho medo de não gostar de ficar muito claro ja q eu sou morena e acharia muito estranho morena com cabelo claro rsrs...
então tenho dúvida quanto custa fazer no salão! e em casa ao comprar o material quanto fica?

Anônimo disse...

Eu quero mto pintar meu cabelo de Loiro claro, Só qe tenho medo de nao ficar legal, eu tenho a pele clara e pans,e Meu cabelo ta vermelho Mais tenho medo de ficar feio, Devo pintar? '-'

Anônimo disse...

Oi! Meu cabelo é um castanho escuro, quase preto. Quero clarear só um pouco, deixar um chocolate ou castanho claro. Fiz um teste numa mexa com oxigenada volume 30 e nada aconteceu. Fiz tudo certinho, misturei, deixei 25 minutos e não clareou nadinha. E meu cabelo é virgem, nunca pintei.
Me dá um help! O que será que acontece?

Bruna Nascimento disse...

Seu cabelo é escuro então, tem que descolori, enquanto a cor não se preocupe se é escuro não vai ficar tão claro, o preço no salão varia dependendo de salão, cabelo e localidade, então eu não sei até pq faço tudo em casa, mas deve sair barato no salão, em casa sai ainda mais barato, o preço varia do descolorante por exemplo eu comprei 900ml de água oxigenada da yamá por R$9,90 e 300g de pó descolorante tbm yamá por R$16,90, é uma super quantidade pq eu faço descoloração de todo o cabelo e deixo armazenado para retoques, os pacotes e potes pequenos vc encontra de uns 5 reais cada.
Existe outras marcas de descolorante tbm tá.

Bruna Nascimento disse...

Anonimo se vc quer deixar o seu cabelo loiro deixe uê, faça o teste de mecha se a cor lhe agradar faça no cabelo todo. õ/ Não posso decidi se a cor vai ficar legal ou não por vc, você é quem deve escolher e decidi isso.

Bruna Nascimento disse...

Seu cabelo é muuuito escuro isso é normal de acontecer, tente fazer o teste de mecha com 40vol dessa vez, se não clarear nem um pouquinho vá tingindo com tinta da cor que vc quer chocolate né, pra ver se vai clareando e depois faça o teste com a descoloração de novo, teste outras marcas de descolorante também, o meu era preto azulado tingido o que é bem mais difícil de tirar e eu consegui, você conseguirá também.

Bruna Nascimento disse...

E o tempo é de 30 minutos! Use bastante pó descolorante e água oxigenada, não economize. (:

Anônimo disse...

Meu cabelo e preto tingido.sera q tem algum produto q vai clareando de pouco a pouco.

Adriana Nunes disse...

Nossa! Amei o post, o blog, tudo!
A dias estou criando coragem, quero fazer californianas, andei pesquisando muuuuuito sobre, e só aqui consegui ter dicas e detalhes tão claros!!

Super seguindo vocês!!!
beijos
feminicesdadri.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oii Meu Cabelo Ta Vermelho Escuro Intenso,Mais quero descolorir e Pintar de vermelho Pimenta Rosa da Koleston . Simplesmente amo cabelo Vermelho *-* Mais Ainda Nãoo chegue Na Cor Desejada :s * Quais São As tintas Que Deixa Cabelo Bem Vermelho vivo Intenso ?*

MM's disse...

Oi! A cor natural do meu cabelo é castanho claro, mas há uns 4 anos pinto de preto. Há uns 10 meses, quis clarear e resolvi fazer umas mechas loirinhas, mas não teve um resultado legal. E 3 meses depois acabei cobrindo a cor (com preto). De lá pra cá não pintei mais, e no momento está com 3 dedos de raiz castanha e o resto do cabelo meio desbotado (mistura de preto com castanho, por conta das mechinhas). Ou seja, horroroso!!hahah Eu li tdo o seu post e adorei!! Minha intenção é descolorir e jogar uma tonalidade próxima ao natural. O que vc acha??

MM's disse...

Oi! A cor natural do meu cabelo é castanho claro, mas há uns 4 anos pinto de preto. Há uns 10 meses, quis clarear e resolvi fazer umas mechas loirinhas, mas não teve um resultado legal. E 3 meses depois acabei cobrindo a cor (com preto). De lá pra cá não pintei mais, e no momento está com 3 dedos de raiz castanha e o resto do cabelo meio desbotado (mistura de preto com castanho, por conta das mechinhas). Ou seja, horroroso!!hahah Eu li tdo o seu post e adorei!! Minha intenção é descolorir e jogar uma tonalidade próxima ao natural. O que vc acha??

Bruna Nascimento disse...

RESPOSTAS PARA TODOS!

Anônimo1 tem o clareador da amend, mas demora um tempo e pode clarear muito pouco, se for descolori espere desbotar bem.

Muito obrigada Adriana *-*

Anônimo2 eu já usei a koleston 7744 pega super bem em cabelo descolorido, e tem a cult red da keraton(pode ficar rosa) e o banho de brilho da keraton pra cabelos vermelhos é perfeito!

MM's acho que é uma boa solução, aí vai uma dica de produtos q clareiam como o clareador amend e dekap color :)



Loura disse...

Olá,

meu nome é Raquel, sou portuguesa e louca por cabelo platinadoooooo :D Meu cabelo sempre foi clarinho, então deixar ele louro não foi dificil, dificil foi arranjar os produtos q preciso em PT, não há cá desses tonners maravilha..nem VG.. Por isso, agora q tenho o meu cabelo quase quase branco de novo (tenho usado 12.11 wella), será que eu consigo descolorir as mechas q ainda estão meias laranjas até ficarem brancas? e se sim quanto tempo deixo actuar? é que gosto dele mesmooo branquinho, a 12.11 dá aquele platinado meio cinza q fica lindo também .. mas preciso de ajuda para descolorir, pq ele tem uma cor bem mais diferente da raiz para meio das madeixas..

Obrigado, :)

mylena gomes disse...

Oii eu queria saber saber se tem pó descolorante mas que deixa o cabelo colorido como azul ou vermelho?

Bruna Nascimento disse...

Loura vc consegue sim, o tempo para a o descolorante agir é de no máximo 30 minutos! Aí em Portugal com certeza deve ter produtos para platinar, diferentes do Brasil é claro, mas deve ter, mas se vc não achar pode optar por comprar em lojas virtuais. (:

Mylena Pó descolorante é pra descolorir apenas para DESCOLORIR! vc fumou oq cara? AUHSUASHUAHS Jesus do céu! Quer colori use tinta, vg, am ou anilina em pó para madeira! bjs

Anônimo disse...

Ola, recentemente descolori meu cabelo e gostaria de saber se posso usar queratina liquida. Se for sim, como?
Também gostaria de saber se não to prejudicando os fios, sendo que faço semanalmente hidratação de abacate com clara de ovo e uso novex queratina absoluta( coloco toalha quente com touca termica).
Bjs. Obrigado.

Kate Beckinsale -Lanny'Morais- disse...

Faz 3 semanas q pintei pela 2 vez meu cabelo, ficou perfeito comoh a primeira vez (:
o caso e q eu semmpre tive vontade era de pintar de azul,rosa,verde....
mas aki é dificil achar essas tintas, dai resolvi pesquisar na net e achei esse blog td boom ><
maas oq tenhoo medo é do descoloramento, help ?
alias eu pintei de preto safira.

Máah disse...

Tem como descolorir cabelos escuroos apenas com agua oxigenada???????????????????????????????????

Alicee x disse...

Boa tarde Bruna, ontem descolori uma parte do cabelo, amarrei ele todo pra frente e descolori, ele ficou num tom laranja, parecendo um ruivo natural, ele não resseco nem nada, ai o que eu quero saber, é se tem problema eu descolorir hoje novamente, ontem eu não deixei muito tempo.

Obrigada e adorei tuas dicas ;D

Alicee x disse...

Boa tarde Bruna, ontem descolori meu cabelo, amarrando ele todo pra frente, pra fazer um efeito ombré, só que não deixei muito tempo, e o cabelo ficou num tom de laranja, ficou bom, mais quero descolorir mais uma vez, será que devo esperar um tempo, ou posso fazer hoje? O meu cabelo não danifico, nem ressecado nem nada..

Obrigada e adorei suas dicas ;*

Anônimo disse...

Eu tenho o cabelo castanho escuro, mas tem tendencia de ficar loiro nas pontas, mas eu comecei a pintar o cabelo de vermelho e neste momento eu tenho o cabelo loiro alaranjado com a raiz castanha escuro, eu queria saber se eu desclorar o cabelo se ele vai ficar assim um loiro branco? É que eu adorava de ter o cabelo dessa cor.

HeeyGabbs disse...

oi , gostaria de saber se o pó descolorante blondor da wella vai água ox 40 ? Adorei as dicas , super úteis ! *-*

Anônimo disse...

oi, ñ consigo chegar no tom q eu quero pra eu poder pintar de azul... meu cabelo e preto azulado o que eu faço??

alessy ..*

Simone disse...

Estou tentando tirar o preto azulado do meu cabelo e não estou conseguindo, já fiz de tudo, fui em um salão e lá acabaram com meu cabelo, tive que cortar, mas não quero pintar de preto de novo. Me ajude por favor

Vânia Santos disse...

Olá! Para o cabelo ter ficado assim descolorido mas para o branco, de quantos volumes foi a água oxigenada?

****

Bruna Nascimento disse...

40vol, porém é necessário mais do que apenas água oxigenada, leia mais sobre nas postagens do blog. bjo

Anônimo disse...

Olá, quanto tempo depois de pintar de preto pode descolorir? Tem que deixar desbotar quanto tempo?

Kamylla Grace disse...

Oi, eu dei relaxamento suave no cabelo a uns 5 meses e quero fazer mechas roxas e meu cabelo castanho escuro,devo usar para descolorir a água oxigenada cremosa volume 40 ou outra coisa?

Bruna Nascimento disse...

Olá Anônimo xD
Então, eu não me recordo exatamente quanto tempo eu deixei desbotar, mas lembro q foi depois de alguns meses. O ideal para descolorir é quando o preto já se tornou uma espécie de castanho.

Oi Kamylla, pelo que vc escreveu já faz algum tempo q vc fez relaxamento então o perigo é menor, mas aconselho que procure um profissional. Bom, para descolorir só tem um jeito, pó descolorante e água oxigenada.
30 ou 40 volumes são os que abrem mais o tom, no entanto são mais agressivos ao cabelo. Prepare e hidrate bem os fios. Antes de mais nada, faça o teste de mecha.

bjs

Bruna Nascimento disse...

Se você se refere a deixar a parte rosa vermelha, sim, quando as cores são semelhantes você pode fazer isso sem precisar descolorir, basta deixar desbotar um pouco pra não sofrer influências. xD bjj

Anônimo disse...

Olá. Eu usava anilina rosa em meus cabelos. Descolori 3 vezes e meu cabelo ficou vermelho, puxado para o laranja e mesmo eu tentando descolorir novamente, esse laranja nao sai do meu cabelo. Quais outros produtos eu poderia usar? Obrigado linda

Postar um comentário

 
Bianca & Bruna © Copyright | Template By Mundo Blogger |Modificado por Bianca e Bruna
Subir